ASSINATURA AVANÇADA

Atenção!
A partir de 02 de abril de 2021,
a Assinatura Avançada será obrigatória.

O que é Assinatura Avançada ?

A assinatura avançada é o novo recurso que possibilita a assinatura de documentos digitais de maneira mais prática, segura e gratuita. A Assinatura Avançada é um meio de comprovação de autoria e da integridade de documentos em forma eletrônica. Para assinar um documento é necessário ter um selo de confiabilidade (obtido gratuitamente no portal gov.br) e inserir um código de segurança (que é enviado para o e-mail ou celular do assinante). Para isso, o cidadão precisa previamente adquirir seu selo de confiabilidade no portal Gov.br.

Quais as Vantagens?

Adquirindo o selo de confiabilidade e, em seguida, a assinatura avançada, você tem a possibilidade de assinar seus documentos garantindo muito mais vantagens. Além de ser uma solução moderna e completamente gratuita para o cidadão, ela tem respaldo totalmente legal, o que garante a segurança durante o processo. Veja as vantagens:

- Opção gratuita para assinatura de documentos na Junta Comercial;

- Simplicidade e facilidade para assinar os documentos (selo de confiabilidade + código de segurança);

- Solução moderna e fácil de usar;

- Não precisa de Certificado Digital ICP-Brasil;

- Facilidade nas assinaturas de documentos com vários assinantes;

- Respaldo legal (Lei Federal Nº 14.063/20).

Como Conseguir o Selo?

O selo de confiabilidade é a peça essencial para a utilização das assinaturas avançadas em documentos digitais na Junta. Pode ser adquirido de diversas formas, para conseguí-lo, alguns passos devem ser seguidos.

Pelo Certificado Digital: Pelo certificado digital. Para aqueles que já o possuem, é fácil e prático continuar assinando documentos eletronicamente. Basta clicar em ler certificado digital ( quando logado no gov.br) e o sistema automaticamente reconhecerá seu.

Pelo TSE: Para adquirir o selo de confiabilidade, uma das opções é através da biometria facial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Pela CNH: O selo de confiabilidade também pode ser adquirido com a validação da biometria facial da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Para isso, é necessária a utilização do aplicativo “Meu Gov.br” para reconhecer o seu rosto e, assim, permitir a obtenção do seu selo.

Pelo Internet Bank: O selo de confiabilidade também pode ser obtido a partir do Internet Banking, com bancos credenciados como Bradesco, Banco do Brasil e outros. Para adquirir seu selo através do Internet Banking.

A junta Comercial utilizará somente os selos prata e ouro para os atos de registro.

Como criar conta no gov.br?

Para assinar eletronicamente um documento será necessário a realização de um cadastro no portal Gov.br. Com o login e senha cadastrados, você poderá acessar o site e ter acesso às assinaturas avançadas com a obtenção do selo de confiabilidade. Para conhecer mais sobre selo de confiabilidade e assinatura avançada, acompanhe nossas publicações.


Vídeo didático para cadastrar uma conta no gov.br

O cadastro no portal Gov.br permite você ter acesso às assinaturas avançadas através da obtenção do selo de confiabilidade. Com este vídeo, ensinamos o passo a passo para o cadastro no site.

Vídeo didático de como assinar com as Assinaturas Avançadas

Para acessar o treinamento sobre Assinatura Avançada do dia 22/03/2021. Clique aqui

Material de apoio do Treinamento. Clique aqui

Para qualquer esclarecimento ou dúvida acesse o nosso serviço de chat.